logotipo mostra ifé

home > filmes

Cartas ao centro da Terra
logotipo mostra ifé
Filmes do Programa 2

Cartas ao centro da Terra

DOC | 15′ | BR (RJ) / CUB / HU/ Berlim | 2024

Exibido no dia: 

28/09

Horário:

18h

Local:

MUHCAB (Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa – Rio de Janeiro)

Classificação indicativa:

Livre

Duração:

15 minutos
capa do filme

Sinopse

Duas jovens artistas trocam cartas para compartilhar suas experiências vivendo no exterior. Atravessando arquivos de telefones celulares entre amizade, sonhos, visões, ovimentos, pertencimento e não-lugar permeiam as mensagens. A diáspora negra como poética de deslocamento, registrando as primeiras gerações de ações afirmativas ao reconstruir novos caminhos para o cinema brasileiro.

Direção

Renaya Dorea e Terra Assunção

Ficha técnica principal

Direção: Terra Assunção e Renaya Dorea
Roteiro e Arquivos: Terra Assunção e Renaya Dorea
Montagem: Terra Assunção e Renaya Dorea
Direção e Desenho de Som: Evelyn Santos
Produção: Lume Caetano

Entrada gratuita

A retirada do ingresso deve ser realizada gratuitamente, online ou com 30 minutos de antecedência no local.

*ao clicar você sera redirecionado com segurança
para retirar seu ingresso online gratuito.

Mais informações

os icones de acessibilidade (libras, legenda descritiva, acesso cadeirante e audio description)

Estarão presentes
produções realizadas
por artistas singulares

Foto Renaya Dorea


Direção

Renaya Dorea

Artivista multidisciplinar afro-indigena. Nascida na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro nos anos 90, Formada no Bacharelado Interdisciplinar de Artes e Design (UFJF) e Fotografia expandida pela EAV Parque Lage. Estudante da Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños ( Cuba) no curso regular na Especialização em Televisão e Novas Narrativas Audiovisuais . Trabalha com Arte visuais, Ilustração, Cinema, Graffiti e Design através do Realismo Mágico, o Sagrado Ancestral e a auto-representação de mulheres afrolatinas em múltiplas linguagens. Membro da APAN e co-fundadora do Coletivo Descolonia. Realizadora do documentário Afrodites (2016), Suellen e a Diáspora Periférica (2020, prêmio itaú cultural arte como respiro ), Patuá (Cuba,2022).

Foto Terra Assunção
Terra Assunção
Artista visual e vive hoje em Berlim, Alemanha. Graduade em artes e design pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em comunicação pela Universidade de Pécs na Hungria. Se aventura há alguns anos pelas artes visuais com foco em ilustração, pintura experiências em áudio/vídeo, cinema com temas que percorrem as identidades afro brasileiras, diásporas, imigração, gênero e sexualidade desviantes. Em 2021 teve seu filme Travessia selecionado para o encontro de cinema negro Zózimo Bulbul/ RJ, o filme discorre sobre a experiência de viver 6 meses na terra dos colonizadores e traz importantes reflexões sobre a contra história da colonização portuguesa. Terra também já teve vídeos performance e vídeo arte exposta em festivais nacionais.

Informações importantes

  • TODAS as atividades da Mostra IFÉ são gratuitas.
  • Retire seu ingresso online ou 30 minutos antes do horário do evento, no local.
  • Programação sujeita a lotação.
  • Respeito em primeiro lugar! Não serão toleradas atitudes preconceituosas ou movidas a ódio: racismo, LGBTfobia, machismo, capacitismo, etarismo ou qualquer outra conduta que agrida a existência de alguém.

Traga sua doação

  • Contribua com 1kg de alimento não perecível ou absorvente íntimo
Embora o evento seja gratuito, você pode fortalecer nossa campanha solidária trazendo 1 kg de alimentos não perecíveis ou absorventes. Sua doação fará uma grande diferença. Agradecemos seu apoio!

Confira também:

WordPress Lightbox Plugin
logotipo do site