logotipo da segunda mostra de cinema ifé
De 31/05 a 05 de junho Presencial e online Gratuita
De 31/05 a 05 de junho Presencial e online gratuita
Página Inicial > Painel 2 – Tecnologias do olhar: Direção de fotografia como ferramenta estética e política

Painel 2 – Tecnologias do olhar: Direção de fotografia como ferramenta estética e política

capa do segundo painel ifé

Painel 2 – Tecnologias do olhar: Direção de fotografia como ferramenta estética e política

A fotografia de um filme perpassa por construções simbólicas, olhares sensíveis e também muita técnica, que somados traduzem parte essencial de uma obra audiovisual. O painel tem por objetivo apresentar e discutir a técnica e a representação simbólica e imagética do corpo negre no cinema. Iremos apresentar os processos e caminhos que os convidades tem traçado em suas trajetórias e abordar questões técnicas sobre a direção de fotografia.

Mediação:

Clementino Junior
Clementino Junior é cineasta, educador audiovisual e ambiental, pesquisador do GEASur/UNIRIO, doutorando e mestre em educação, e fundador do CAN – Cineclube Atlântico Negro e do CineGEASur.

Convidades:

Laís Dantas e Luis Gomes
Laís Dantas é diretora, diretora de fotografia e montadora. Estudou Fotografia na EAV Parque Lage e Audiovisual com o coletivo Mate com Angu. É realizadora no Canal Plá, onde lançou em 2019 um média doc como diretora e diretora de fotografia, em parceria com José Alsanne, chamado NuFlow sobre batalhas de rima e slams. Atuou em projetos voltados para mídia digital no Casseta e Planeta, Ibeu, Instituto Marielle Franco e ONG Criola. Entre outros trabalhos.


Luis Gomes é Mestre em Cinema e Audiovisual pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCINE-UFF), graduado em Ciências Sociais pela UFRRJ. Com 7 anos de experiência no mercado audiovisual, com especialidade em direção de fotografia. Operou câmera no longa-metragem “Meu Amigo Fela” de Joel Zito Araújo (2020), trabalhou como assistente de câmera no “Doutor Gama, de Jeferson De (2021). Entre outros trabalhos.

ONDE:

Cinema Nosso

QUANDO:

03/06

Horário:

16h

ENTRADA GRATUITA:

A retirada do ingresso deve ser realizada gratuitamente, com 30 minutos de antecedência no local.

Cinema Nosso
Rua do Rezende, 80 – Lapa/Centro – Rio de Janeiro – RJ
WordPress Lightbox Plugin