São inúmeros os desafios que o setor da cultura vem enfrentando nos últimos anos, e atualmente estamos presenciando um movimento de esforço de retomar os investimentos na área por parte das gestões públicas em âmbito federal, estadual e municipal. Neste painel, iremos debater como as gestões públicas estão encarando esses desafios, buscando uma análise que perpassa pelas questões de diversidade de raça, gênero e de sexualidade.
Cineasta e pesquisadora, Janaina Oliveira ReFem é mestra em Cultura e Territorialidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e está Vice-presidenta da APAN. Desde de 2020 desenvolve pesquisa sobre cinema feito por mulheres negras e na Raio Agency é especialista em boas práticas de diversidade e inclusão no mercado audiovisual. Seu trabalho mais recente é o curta-metragem docficção Joãosinho da Goméia o Rei do Candomblé, 2020/RJ, selecionado para mais 50 festivais nacionais e internacionais.
Rollo: ator profissional com DRT, sindicalizado e formado no Bacharelado de Artes Cênicas pela Faculdade da CAL além de formado no Curso Técnico de Canto da Escola de Música Villa-Lobos. Participou de diversos curtas-metragens, longas-metragens como “Line Walker” (China) e “O Último Animal” (Portugal) , novelas como “Segundo Sol”, “A Dona do Pedaço”, , além de séries como “Sob Pressão” e “Arcanjo Renegado”, entre outras. Eleito no segmento do Audiovisual para o Conselho Estadual de Políticas Culturais do RJ com 26,8% dos votos válidos, tendo sido o terceiro mais votado do estado em todos os segmentos.
Adenilson Honorato da Silva: nascido em Petrópolis no dia 06 de setembro de 1984. Filho da professora Nilceia Vieira Honorato da Silva e de Nelson da Silva. É servidor público, bacharel em direito e graduando em História. Atualmente é assessor de Projetos Especiais e Relações Intermunicipais na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.