Ações formativas
Energia limpa
Exibição de filmes
Acessibilidade
Gestão reciclável de resíduos
Ações formativas
Acessibilidade
Exibição de filmes
Energia limpa
Gestão reciclável de resíduos
São mais de 30 horas de programação com painéis, masterclasses, oficinas, música e filmes que estão divididos em quatro programas temáticos. As obras são produzidas por realizadores ou coletivos negres, indígenas e LGBTQIA+ de diversos estados do Brasil, valorizando a produção audiovisual do país nos últimos anos.
A Mostra acontece gratuitamente na cidade do Rio de Janeiro, nos espaços do Cinema Nosso e Muhcab, sendo uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da RioFilme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo .
A idealização e produção é da Timoneira Produções.
Curadoria
Texto curatorial
IMAGINAR NO ESPAÇO INFINITO
“Exu matou um pássaro ontem,
com uma pedra que atirou hoje”
Ditado Iorubá
O tempo perguntou pro tempo
Quanto tempo o tempo tem
O tempo respondeu pro tempo
Que tem o mesmo tempo que o tempo tem
Jorge Ben Jor
A curadoria da mostra de cinema IFÉ deste ano nos propõe uma imersão em obras que embaralham a dimensão temporal e nos convidam a imaginar para além do espaço infinito, por intermédio de filmes que elaboram fabulações de expansão, reconhecimento e enaltecimento das memórias, dos afetos, das tradições, das espiritualidades, das tecnologias e da ancestralidade negra. De forma tal que Tempo e espaço naveguem por todos os sentidos e a imaginação também.
As cartas náuticas propostas por cada um dos 20 filmes nos orientam nos mergulhos e nas coordenadas dessa travessia afro atlântica que a todo momento promove a dobra do tempo em sua plasticidade.
Afetivas são reinventadas em ficções que celebram vitórias e a valorização dos saberes ancestrais, com olhares experimentais em seus métodos, narrativas e diversidade regional. Atos insurgentes e rituais por suas verdadeiras subjetividades nos fazem viajar por universos de axé e de liberdade para todos os corpos e identidades negras.
Costuramos quatro programas a partir dos ecos ressonantes de cada filme. Os programas são: “Afetividades negras”, “Memórias não lineares do tempo”, “Mitologias afro diaspóricas” e “Futuridades ancestrais”. As produções nos apresentam paisagens e fabulações que nos encorajam a imaginarmos espaço e o tempo de maneira crítica e expansiva.
Curadoria: Milena Manfredini e Rafa Bqueer
ODS
A Mostra de Cinema IFÉ, com sua 4ª edição de 25 a 29 de setembro, se alinha a vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ao reunir obras audiovisuais de realizadores e coletivos de pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+, a Mostra contribui diretamente para os seguintes ODS:
Igualdade de gênero – ODS 5
A mostra promove a visibilidade e a representatividade de gêneros e orientações sexuais diversas, apoiando a igualdade de gênero e a eliminação de discriminação.
Redução das desigualdades – ODS 10
A inclusão de realizadores de diferentes etnias e identidades contribui para a redução das desigualdades e promove a equidade no acesso à cultura e à arte.
Paz, justiça e instituições eficazes – ODS 16
A realização de debates, oficinas e paineis promove o diálogo e a justiça social ao discutir questões de raça, gênero e sexualidade, fortalecendo instituições culturais e educativas.
Educação de Qualidade – ODS 4
As oficinas, paineis formativos e masterclasses com profissionais renomados oferecem oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para jovens e estudantes de Cinema, contribuindo para uma educação mais inclusiva e de qualidade.
TIMONEIRA PRODUÇÕES
Um pouco mais sobre a Timoneira Produções
IFÉ é uma idealização e produção da Timoneira Produções, empresa focada em guiar projetos culturais, audiovisuais e artísticos, que acredita em propostas que possam fomentar a cultura a partir de olhares plurais e diversos, evidenciando as identidades de cada iniciativa. A produtora realiza projetos com engajamento identitário e relevância cultural com o objetivo de potencializar e ampliar o alcance dessas ações para novos públicos e mercados.
Confira também:
Inscreva-se em nossa newsletter para receber todas as novidades!
Mostra de cinema presencial e
gratuita que reúne obras
audiovisuais produzidas por
realizadores ou coletivos negres,
indígenas e LGBTQIA+ de diversos
estados do Brasil. A programação
tem como objetivo garantir em
espaço crítico, diverso e
fomentador de novas produções.
Realizado por:
Siga nossas redes sociais
Programação presencial no Rio de Janeiro, de 25 a 29 de setembro de 2024.
Entrada gratuita (com retirada de ingresso online e na bilheteria).
LOCAL 1 – CINEMA NOSSO
Rua do Rezende, 80 – Lapa – Centro/Rio de Janeiro
LOCAL 2 – MUHCAB
Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa / Rio de Janeiro
4ª Mostra de Cinema Ifé | 2024 | Todos os direitos reservados.
Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Canzar