A Mostra IFÉ é movimento. Uma forma de estar no mundo, ocupar espaços e criar presença. Nasce de saberes ancestrais e se projeta em redes, corpos, telas e territórios vivos.
Ações formativas
Energia limpa
Ações formativas
Energia limpa
Exibição de filmes
Acessibilidade
Gestão reciclável de resíduos
Acessibilidade
Gestão reciclável de resíduos
A Mostra IFÉ é movimento. Uma forma de estar no mundo, ocupar espaços e criar presença. Nasce de saberes ancestrais e se projeta em redes, corpos, telas e territórios vivos. Nesta quinta edição, que acontece de 24 a 30 de setembro, traz o tema “Imagens Ancestrais, Caminhos Inventados”, trazendo esse cinema que evoca o passado sem romantismo e reinventa o futuro com sensibilidade.
IFÉ também se afirma como uma mostra híbrida, porque não cabe em um único espaço. Acontece na rua, reunindo afetos e vozes no MUHCAB, no Rio de Janeiro. E na rede, onde as imagens atravessam distâncias e criam novas conexões.
São mais de 30 horas de programação gratuita com painéis, masterclasses, música e filmes distribuídos em quatro programas temáticos. As obras são de realizadores e coletivos negres, indígenas e LGBTQIAPN+ de vários estados do Brasil, celebrando a força do audiovisual contemporâneo.
Ser semipresencial é uma escolha política, afetiva e poética.
É afirmar que o cinema feito por corpos dissidentes não será mais contido.
Se o mundo é tela, nós ocupamos a tela.
Se o território é digital, nossos corpos o atravessam com beleza, rigor e rebeldia.
A Mostra IFÉ é patrocinada pelo Instituto Cultural Vale.
Conta com apoio da Prefeitura do Rio, via RioFilme, com recursos da Lei Paulo Gustavo.
É uma realização da Timoneira Produção e do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Porque onde houver um olhar atento, haverá uma imagem ancestral inventando caminho.
Curadoria
Texto curatorial
Nesta 5ª edição, a Mostra IFÉ propõe um convite para que o público se relacione com obras que encaram o passado como presença viva e como prenúncio de futuro, como linguagem que se reinventa a cada gesto e como fundamento para o que ainda está por vir. As obras reunidas nesta edição não apenas evocam ancestralidades, elas as reinventam, projetando caminhos corajosos e originais a partir da escuta de memórias, de espiritualidades e de temáticas urgentes que tentam ser silenciadas, mas que nunca serão apagadas.
Concebemos quatro programas para apresentarmos um cinema que emerge da luta, da busca, das ausências e da reverência. No programa A falta que nos une e nos move a filmar, cineastas partem da dor da falta para reelaborar laços familiares e afetivos a partir da ausência. No programa No íntimo da busca: voltar ao centro de si, as obras se debruçam a partir das fendas abertas pela travessia colonial, evocando espiritualidades e afetos como forças de reconstrução e reencontro com o próprio ser.
No programa Lembrar é cuidar de quem nos cuida, somos convocados a honrar as mulheres e homens que pavimentaram caminhos e se tornaram encantados, presenças que seguem vivas em nós, orientando nossa contínua travessia no aqui e agora. Por fim, no programa Ser inteiro na luta e que ela não nos roube de nós, a resistência é afirmada sem ceder ao embrutecimento. Há luta por existência digna, mas também por amar, criar e permanecer com inteireza.
Conceber o futuro a partir do passado, de quem fomos, do que nos foi negado e de tudo aquilo que ainda podemos ser, é também um gesto de retomada. Trazer à luz o que foi empurrado ao esquecimento ou distorcido pela história é parte do trabalho necessário de reconhecer nossas potências enquanto sujeitos que constroem o tempo. Que os que ainda virão não caminhem mais sob a lógica do medo, da inferiorização ou da dúvida, mas com a certeza de que a pretitude é força originária, corpo e mente fundadoras de mundos. Olhar para a tela de cinema, neste contexto, é reencontro e afirmação: conhecer quem veio antes, compreender quem se é agora e imaginar quem ainda podemos ser.
Fazemos um chamamento a todas as pessoas interessadas ou de alguma forma instigadas pelas obras aqui reunidas a percorrer conosco esta travessia em curso, que pulsa em cada filme e no que neles há contido: força, presença e ancestralidade. Essa é a mola propulsora que nos conduz à reinvenção e a novos futuros.
Curadoria: Milena Manfredini e Danny Barbosa
ODS
A Mostra de Cinema IFÉ, com sua 5ª edição, se alinha a vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ao reunir obras audiovisuais de realizadores e coletivos de pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+, a Mostra contribui diretamente para os seguintes ODS:
Igualdade de gênero – ODS 5
A mostra promove a visibilidade e a representatividade de gêneros e orientações sexuais diversas, apoiando a igualdade de gênero e a eliminação de discriminação.
Redução das desigualdades – ODS 10
A inclusão de realizadores de diferentes etnias e identidades contribui para a redução das desigualdades e promove a equidade no acesso à cultura e à arte.
Paz, justiça e instituições eficazes – ODS 16
A realização de debates, oficinas e paineis promove o diálogo e a justiça social ao discutir questões de raça, gênero e sexualidade, fortalecendo instituições culturais e educativas.
Educação de Qualidade – ODS 4
As oficinas, paineis formativos e masterclasses com profissionais renomados oferecem oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para jovens e estudantes de Cinema, contribuindo para uma educação mais inclusiva e de qualidade.
TIMONEIRA
Um pouco mais sobre a Timoneira Produções
IFÉ é uma idealização e produção da Timoneira Produções, empresa focada em guiar projetos culturais, audiovisuais e artísticos, que acredita em propostas que possam fomentar a cultura a partir de olhares plurais e diversos, evidenciando as identidades de cada iniciativa. A produtora realiza projetos com engajamento identitário e relevância cultural com o objetivo de potencializar e ampliar o alcance dessas ações para novos públicos e mercados.
Confira também:
Mostra de cinema presencial e gratuita que reúne obras audiovisuais produzidas por realizadores ou coletivos negres, indígenas e LGBTQIAPN+ de diversos estados do Brasil. A programação tem como objetivo garantir em espaço crítico, diverso e fomentador de novas produções.
Realizado por:
Siga nossas redes sociais
Timoneira Produções
TODAS as atividades da Mostra IFÉ são gratuitas, mediante retirada de ingresso pelo Sympla ou 30 minutos antes do horário do evento, no local.
A programação será realizada presencialmente no MUHCAB, no Rio de Janeiro e online aqui no nosso website.
As inscrições gratuitas das Oficinas e Masterclasses (online), serão realizadas aqui no nosso website. Consulte os detalhes de cada atividade.
Embora o evento seja gratuito, você pode fortalecer nossa campanha solidária trazendo 1 kg de alimentos não perecíveis ou absorventes.
Desenvolvido por: Agência Canzar